Acompanhado

Definição de metas e mecanismos de controle

Saber aonde se quer chegar ou o que é sucesso para a empresa é essencial. Conhecer o destino e desdobrar esta visão de futuro em ações distribuídas no tempo torna possível monitorar o progresso, saber se está na direção e sentido corretos, saber se a velocidade está adequada para atingir sua meta no tempo planejado e fazer correções, caso necessário.

O administrador precisa ter claro que toda ação empregada na condução do negócio, seja voltada para as áreas comercial, administrativa ou produtiva, trará consequências financeiras para o negócio. Todas as ações e projetos devem ser traduzidos em variação das receitas e/ou dos custos e despesas, concluindo na projeção de seus ganhos futuros.

Conhecer a projeção financeira das ações permite ao administrador priorizar e empregar seus recursos àquelas que trarão melhores resultados. Também permite acompanhar o desempenho das ações e projetos e corrigir eventuais desvios ao curso planejado. O monitoramento dos resultados em decorrência das ações e projetos executados é a função gerencial estratégica necessária para o sucesso. O que não é medido não é gerenciado.

Ter controles permite ao administrador analisar os resultados das ações passadas, entretanto mais importante, tomar decisões bem embasadas para ações futuras. Estas decisões podem abranger:

Conheça nossa forma de atuação