Acompanhado

Preço de venda e análise de margem

A precificação de produtos e serviços é um dos pontos mais relevantes para o resultado do negócio, para exemplificar citaremos duas principais implicações financeiras:

O preço de venda ideal é o maior preço que o cliente está disposto a pagar e isso não tem necessariamente correlação com o custo de fabricação do bem ou da execução do serviço, mas sim com a percepção de valor recebido pelo cliente com a aquisição.

A busca por esta precificação maximiza ganhos, pois a administração não deixa “dinheiro na mesa” vendendo mais barato do que seu cliente estaria disposto a pagar e não perde venda, porque pediu alto demais. Mas vai além da política de precificação, pois é necessário trabalhar a percepção de valor do cliente.

Fazer venda que gere lucro é o principal objetivo. A administração precisa estabelecer a política de precificação, contemplando preços de tabela e alçadas de desconto que a permitam ser competitivas e gerar lucro. Para isso é necessário conhecer sua estrutura de custos e despesas, fixos e variáveis e avaliar as margens de contribuição de cada produto e serviço.

Este conhecimento da estrutura permite ao administrador estabelecer os níveis de desconto comportados em cada produto, pois se conhece o markup ou margem de venda adicionada ao custo para obtenção do preço.

Também permite tornar os produtos mais rentáveis identificando ações que reduzam gastos, descontinuar produtos que gerem prejuízo e priorizar os produtos de maior rentabilidade, aumentando, dessa forma, a lucratividade do negócio.

Conheça nossa forma de atuação